No último sábado (12), no anfiteatro da Praça Mário Natal, foi realizado, pela Fundação Cultural de Ituiutaba, em parceria com a Comissão da Mulher Advogada, o evento “Março além das flores”.
Estiveram presentes como palestrantes: Dra. Aline Aparecida Pereira, vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada; Marília Ikeda, membro do REEVIDO (Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica em Capinópolis) e estudante de Direito; a professora e psicóloga Fernanda Cubas e Daniela Costa, empresária e estudante de Sexologia.
Zezé do Povo e integrantes do Sindicato das Empregadas e Trabalhadores Domésticos, estiveram presentes. Zezé do Povo, que sempre lutou pela proteção das vítimas de violência doméstica, falou um pouco sobre sua trajetória, que deu início aos movimentos feministas em Ituiutaba, ressaltando a importância da rede de apoio e da educação contra a violência.
O projeto do dia das Mulheres da Fundação Cultural, teve início no ano passado, com a transmissão de lives, devido à pandemia. Este ano, no formato presencial, o objetivo foi o mesmo: muito mais que homenagear a mulher, oferecer informações, construindo um espaço para o diálogo e apoio à mulher, transcendendo o 8 de março, para muito além das flores.
Além das palestras sobre direitos das mulheres, violência doméstica, sororidade e auto estima, ao final, a psicóloga Élida Guimarães fez uma roda de bate-papo com as participantes, que compartilharam vivências, trocando experiências.
Com intuito de ampliar a importância de se discutir sobre o dia da Mulher não só em março, a Fundação Cultural está estruturando projetos que disseminem a educação contra a violência e combate à cultura machista durante todo o ano.
O Diretor-Presidente, Prof. Tico e toda a equipe da Fundação Cultural, agradecem imensamente às parcerias para a realização de evento tão importante.



